EFFE-On: Escreves como falas - Falas como escreves?

Corpus online de escrita e fala de crianças nos primeiros anos de escolaridade

 

Referências

Rodrigues, C. Lourenço-Gomes, M. C., (2019). Relatório do projeto EFFE-On 2016-2018. Lisboa, CLUL, 4 p. (PDF)

Rodrigues, C. & Lourenço-Gomes, M. C. (2018). Representação ortográfica de núcleos nasais na escrita do 2º e 4º ano do Ensino Básico: dados do português europeu, in Lazzarotto- Volcão, C. & Freitas, M. J. (orgs.) Estudos em Fonética e Fonologia - coletânea em homenagem a Carmen Matzenhauer, Curitiba: Editora CRV, p. 365-394.

Rodrigues, C. & Lourenço-Gomes, M. C. (2017). Aprender com o erro, ensinar sem erro, comunicação oral apresentada no 3º Encontro A Linguística na Formação do Professor, Universidade do Porto (FLUP), 7-8 de Setembro, 2017.

Rodrigues, C. & Lourenço-Gomes, M. C. (2017). Representações gráficas da nasalidade: aprendizagem do código alfabético, comunicação oral apresentada no XXXIII Encontro Nacional da APL, Universidade de Évora 27-29 Setembro 2017.

Rodrigues, C. & Lourenço-Gomes, M. C. (2017). EFFE-On Escrita e Fala no 1º Ciclo do Ensino Básico, Conferência no I Encontro de Saúde & Educação: Construindo pontes de sucesso para o desenvolvimento infantil, 24 de Junho, Universidade do Algarve.

Lourenço-Gomes, M. C; Rodrigues, C. & Alves, I. (2016). Escreves como Falas - Falas como escreves? Revue Romane, John Benjamins, 51:1, p. 36-69. ISSN 0035-3906 / E ISSN 1600-0811DOI 10.1075/rro.51.1.02gom [Abstract]

Rodrigues, C. & Lourenço-Gomes (2016). Estudo longitudinal da proficiência ortográfica no 2º e 4º anos de escolaridade - estruturas /e/, /eI/ e /oU/. Revista Diacrítica (Série Ciências da Linguagem), vol 30.1, p. 115-36. http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/Diacritica_30-1.pdf [abstract]

Lourenço-Gomes, M. C. (2016) Desempenho ortográfico nos anos iniciais de escolaridade: um problema científico. Palestra proferida no âmbito do Ciclo de Seminários de Linguística / Mestrado em Ciências da Linguagem. Centro de Estudos Humanísticos. Universidade do Minho. Braga, Portugal, 22 Janeiro 2016. [SlideShow

Alves, I., Costa, P., Lourenço-Gomes, M. C. & Rodrigues, C. (2015). EFFE-On – Corpus Online de Escrita e Fala. Saber & Educar, 20, p. 24-33  (e-ISSN 1647-2144). [Abstract]

Lourenço-Gomes, M. C.; Rodrigues, C. & Alves, I. (2015). EFFE-On: Nova base de dados online - Correspondência de escrita e fala de 1o ciclo do EB. XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. Braga, Portugal, 28-30 Outubro 2015. [SlideShow]

Lourenço-Gomes, M. C. & Rodrigues, C. (2014). O que há por detrás do que as crianças escrevem? (What's behind the words written by children?). 3º Colóquio Internacional sobre Leitura: Processos de Leitura e Perturbações. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/Laboratório de Psicolinguística. 4-5 Dezembro 2014. [SlideShow]

Lourenço-Gomes, M. C; Rodrigues, C. & Alves, I. (2014). "Falare, ler e screvé": Plano de estudo de escrita e fala do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. In Anais do VII Encontro Língua Portuguesa nos 1ºs anos de Escolaridade - Investigação e Boas Práticas. ESELX, 27 de junho de 2014, p. 31-31. [SlideShow]  

Lourenço-Gomes, M.C.; Rodrigues, C.; Alves, I. & Sousa, A. (2013). Relatório do Núcleo de Investigação Projecto Escreves como falas - falas como escreves? (EFFE) – Relatório 2013, 7 p. [PDF]

Rodrigues, C. Lourenço-Gomes, M. C., Alves, I. & Sousa, A. (2015). Relatório do NICEF -2014, 6 p. [PDF]

Rodrigues, C., M. C. Lourenço-Gomes, I. Alves, P. Costa & Martinez, S. (2015). Relatório do NICEF – 2015, 3p. [PDF]