EFFE-On: Escreves como falas - Falas como escreves?

Corpus online de escrita e fala de crianças nos primeiros anos de escolaridade

O EFFE-On é um corpus de dados de escrita e fala de crianças nos primeiros anos de escolaridade. Foi elaborado com base no projecto “EFFE - Escreves como Falas - Falas como Escreves?”, que começou a ser desenvolvido em 2012 no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). Os dados são recolhidos de acordo com procedimentos metodológicos sistemáticos e consistem de descrições de imagens com estímulos controlados. O corpus foi criado no sistema ©TEITOK (Janssen 2014) para ser disponibilizado online.

O EFFE-On foi pensado para ser sucessivamente ampliado e tem como principal objetivo fornecer dados a professores de Português língua materna, pesquisadores e terapeutas e servir um leque amplo de estudos em diferentes áreas, incluindo a Linguística, a Educação e a Terapia da Fala.

Atualmente, o corpus contém produções de crianças de Lisboa (2º e 4º anos de escolaridade - 2012 e 2014), do Porto (2º e 4º anos de escolaridade - 2015 e 2017), de Chaves (2º ano de escolaridade - 2018), de Bragança (2º ano de escolaridade - 2018), de Elvas (2º ano de escolaridade - 2018) e de Canas de Senhorim (2º, 3º e 4º anos de escolaridade - 2019). 

 

Aplicações

O corpus irá permitir, entre outras aplicações:

 

Como citar o corpus EFFE-On:

Rodrigues, C., Lourenço-Gomes, M. C., Alves, I., Janssen, M., Gomes, I. L. (2015): EFFE-On - Escreves como falas - Falas como escreves? (Online corpus of writing and speech of children in the early years of schooling), Lisboa: CLUL.

ISLRN: 716-103-425-482-9. http://beta.clul.ul.pt/teitok/effe/index.php?

A referência ao EFFE-ON deve ser incluída em todos os tipos de trabalho que o usem como fonte de informação, incluindo livros, artigos, comunicações ou pósteres, ferramentas de avaliação ou qualquer outro produto.